Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Cidades Programa Reviva Parques vai reformar Parque Veredinha

Programa Reviva Parques vai reformar Parque Veredinha

- Advertisement -

O Parque Ecológico Veredinha, localizado em Brazlândia, recebe a partir desta quarta-feira (5), uma força-tarefa do programa Reviva Parques. A unidade de conservação é a 16ª a receber benfeitorias por meio do trabalho conjunto. A reforma tem previsão de durar dois meses.

O programa Reviva Parques foi criado pelo decreto nº 41.865/2021, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a fim de estimular parcerias e promover a preservação de 82 unidades de conservação, conhecidas pelos órgãos ambientalistas como UCs.

Além do Instituto Brasília Ambiental, a ação envolve Novacap, Caesb, Administração Regional de Brazlândia, Neoenergia Distribuição, DER, Detran, SLU e Funap.

Serviços diversos serão realizados por nove órgãos do GDF para reestruturar o Parque Veredinha | Foto: Divulgação / Brasília Ambiental

Repaginada

Uma área repaginada será instalada com os seguintes serviços – poda de árvores; limpezas das bacias de contenção; cercamento, pintura, colocação e troca de areia dos parquinhos infantis; reforma da ciclovia; reparo asfáltico; iluminação; construção de calçadas; instalação de lixeiras; roçagem, plantio de árvores nativas; e construção do sistema de águas pluviais, entre outras.

Serão realizados ainda serviços de melhoria do banheiro público e da sede com pintura e reparo no telhado; plantio de grama na saída da 10 Norte; reforma e pintura da quadra poliesportiva; estacionamento para motos da vigilância; substituição e instalação de bancos de assento; construção de depósito de ferramentas; e plantação de mudas para construção de um jardim sombreado.

“Os moradores locais precisam de uma área ecológica importante como o parque para ter contato com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter seu espaço de interação e lazer” Rejane Pieratti, superintendente de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental

Meio ambiente

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), Rejane Pieratti, lembra que a execução das ações do Reviva Parques no Veredinhas é de extrema importância para a comunidade de Brazlândia.

“Os moradores precisam de uma área ecológica importante como o parque para ter contato com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter seu espaço de interação e lazer”, assinala.

Pieratti destaca também que o Programa Reviva Parques incentiva parcerias entre órgãos e entidades do DF, do governo federal, pessoas físicas, jurídicas e a sociedade civil organizada, tendo como foco proporcionar lazer, cultura, turismo, esporte, melhorias e manutenção nos parques e demais UCs.

O agente de unidades de conservação do Parque Veredinha, Diego Gordinho, endossa as palavras da superintendente. “A intervenção chegou no momento ideal. Faz mais de dez anos que o parque não recebia obras assim, apenas ações pontuais. Estávamos precisando mesmo de uma manutenção mais pesada. A comunidade local, com certeza, vai se sentir muito contemplada”, enfatizou

Leia também

imagem05-05-2021-00-05-07

Brasília Ambiental vai contratar brigadistas florestais

imagem05-05-2021-00-05-08

Começa plantio dos bosques de ipês no Parque Burle Marx

Trilhas

Criado pelo Decreto 16.052/94, o parque ecológico Veredinha ocupa uma área de 57 hectares e conta com muitas nascentes de águas límpidas, possui vegetação variada entre matas de galeria, cerrado típico, veredas úmidas e uma área de antiga pastagem, que podem ser exploradas por meio de trilhas estreitas. Próximas à unidade ambiental estão: a Basílica Menino Jesus de Praga e a Lagoa de Brazlândia, grandes atrativos turísticos do DF.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/05/04/programa-reviva-parques-vai-reformar-parque-veredinha

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -