Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Cidades Artesanato de Brasília ganha novo espaço no Pátio Brasil

Artesanato de Brasília ganha novo espaço no Pátio Brasil

- Advertisement -

Foto: Divulgação/Setur DFA loja dobrou de tamanho para abrigar ainda mais talentos do artesanato local | Foto: Divulgação/Setur-DF

A loja Artesanato de Brasília, no shopping Pátio Brasil, está de cara nova. Mais espaçosa, agora com 200m², e situada no segundo pavimento, local de referência para consumidores de produtos para casa, ela dobrou de tamanho para abrigar ainda mais talentos do artesanato e fomentar essa economia criativa tão importante para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de Brasília como destino turístico.

“O artesanato é um dos principais segmentos da produção associada ao turismo. No DF, são mais de 11 mil profissionais cadastrados na secretaria, atuando com objetivos e planejamento definidos. Desde o início da nossa gestão, assegurar um local para venda desses produtos é uma meta prioritária”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

O novo ponto de venda vem ao encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) para aquecer e qualificar o setor, gerando mais emprego e renda ao proporcionar, aos artesãos, locais para a comercialização dos seus produtos.

“O artesanato é um dos principais segmentos da produção associada ao turismo. No DF, são mais de 11 mil profissionais cadastrados na secretaria, atuando com objetivos e planejamento definidos. Desde o início da nossa gestão, assegurar um local para venda desses produtos é uma meta prioritária. E conseguimos, em todas as ações e eventos apoiados pela Setur-DF, a condição e a garantia do espaço do artesão. Ampliamos para as lojas no shopping, pelas regiões administrativas e estamos fortalecendo, cada vez mais, o trabalho de cada um deles”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Lançada em 2019 em sua primeira versão, a loja Artesanato de Brasília é o espaço mais democrático do segmento por dar oportunidade de exposição e comercialização a todos os artesãos cadastrados na Setur-DF, selecionados pela pasta mediante chamamento público. A cada três meses, é renovado um ciclo, que conta com 30 artesãos. Nesse período de 90 dias, eles utilizam o espaço da loja oferecido pelo shopping.

“O Pátio Brasil sempre apoiará a arte e a cultura de Brasília. A parceria com a Setur-DF é um exemplo disso e uma iniciativa que temos muito orgulho. Além de incentivar e divulgar o trabalho de artesãos do DF, ainda é uma forma de fomentar o empreendedorismo e a economia criativa”, argumentou Augusto Brandão, superintendente do Pátio Brasil Shopping.

Foto: Divulgação/Setur DFDiversos representantes do setor participaram da cerimônia de inauguração da loja Artesanato de Brasília, que fica no segundo pavimento do shopping | Foto: Divulgação/Setur-DF

Presente na abertura do novo espaço, o secretário executivo da Secretaria de Projetos Especiais do DF, Roberto Andrade, que também esteve na inauguração da primeira loja, em 2019, reforçou a importância de parcerias com a iniciativa privada para o fortalecimento da cidade. “Estamos felizes com ações como esta do artesanato e atuando juntos para o desenvolvimento de Brasília”, disse.

O subsecretário substituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, Fábio Silva, destacou a valorização do segmento. “Uma peça de artesanato tem história, cultura e tradição. E a iniciativa da Setur-DF de promover espaços permanentes de comercialização, como a loja Artesanato de Brasília, gera valorização, oportunidade, competitividade e cultura empreendedora ao artesão, sendo ainda um elemento indutor para geração de trabalho e renda”, completou Silva.

O embaixador da Espanha, Fernando García Casas, expôs a visão dos estrangeiros e a importância de a capital ter um espaço referencial para a venda do artesanato. “Brasília está no coração do Brasil e da América Latina e seu artesanato tem uma expressão muito forte. Parabéns à Secretaria de Turismo e a todo o governo pela iniciativa”, afirmou.

O ministro conselheiro da Embaixada do México, Marco Huerta, destacou a possibilidade de um intercâmbio de artesanato entre os dois países. “A capital federal reúne a população de todo o Brasil e as representações diplomáticas. Então, este espaço aqui em Brasília é uma vitrine nacional e internacional. Temos uma grande tradição de artesanato e estamos com desejo de colaborar com iniciativas como esta, com trocas de experiências, enviando produtos para o México como intercâmbio, por exemplo”, completou Huerta.

Também participaram da abertura do espaço, o secretário executivo das Cidades, Valmir Lemos; a secretária executiva da Secretaria de Governo, Meire Mota; o secretário executivo da Secretaria de Projetos Especiais, Bruno Oliveira; o presidente da Federação das Associações de Artesãos do DF e Entorno, Hebert Amorim; e o presidente da Feira da Torre de TV, Jocélio Aleixo.

Foto: Divulgação/Setur DFCarlos Fabrício Domingos da Silva, 35 anos, recebeu a sua Carteira Nacional do Artesão. Ele aprendeu, em ação da Setur-DF, técnicas para produzir objetos como chapéus e flores | Foto: Divulgação/Setur-DF

Arte de transformar vidas e realizar sonhos

A abertura da loja contou com a entrega da Carteira Nacional do Artesão. O documento habilita este trabalhador legalmente em todo o Brasil e oferece a possibilidade de participação em eventos locais e nacionais. Entre 2019 e 2020, a Setur-DF emitiu 1.466 novas carteiras e renovou 725 cadastros.

E quem esteve na abertura da loja viu de perto que a valorização do artesanato pelo GDF vai muito além de números. Ele pode transformar vidas e contar histórias que nos emocionam, como a de Carlos Fabrício Domingos da Silva, 35 anos, que aprendeu técnicas para produzir objetos decorativos, como chapéus, flores e porta-guardanapos, em ação promovida pela Setur-DF, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Granja das Oliveiras, no Recanto das Emas.

De olho no futuro, ele comemora o fato de ver o seu potencial artístico reconhecido com a emissão da Carteira Nacional de Artesão. O documento foi entregue a ele pela secretária Vanessa Mendonça, durante a abertura da loja. “Uma nova porta se abriu em minha vida e me mostrou um mundo que eu não conhecia. Eu me senti útil, além de encontrar uma forma de sustento e de levar melhorias para mim e todos da minha comunidade”, contou Silva, que comemorou a oportunidade de ver suas peças na nova loja. “Eu nunca imaginei andar em um shopping e ver o meu trabalho sendo exposto na vitrine. É uma alegria muito grande, que ninguém pode imaginar. Minha família também está muito orgulhosa”, comemorou.

Leia também

imagem19-04-2021-03-04-57

Guias de turismo de todo país ganham crachá digital

imagem19-04-2021-03-04-58

Inaugurada pela Setur, em Brazlândia, a Casa do Turismo

imagem19-04-2021-03-04-59

Aprovado auxílio emergencial a taxistas, transporte escolar e de turismo

“O que fazemos, por meio da nossa Secretaria de Turismo, é oferecer recursos para incluir os nossos artesãos na cadeia produtiva, oferecendo a eles os mecanismos necessários para a geração de renda. E quando conseguimos ainda realizar sonhos e promover a esperança de uma vida melhor, fazendo a diferença para tantas famílias, é muito gratificante. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, enfatizou a secretária Vanessa Mendonça.

Na ocasião, ela também entregou a carteira de mestre artesão a Randall Felix, que começou o seu trabalho ainda na adolescência, com a produção de peças em jato de areia. Há mais de 40 anos, sua arte se destaca em todo o Brasil, entalhando madeiras de reaproveitamento e transformando o material em luminárias sustentáveis. “Para dar tom em abajures, uso desde bambu, hortênsias, casquinhas de cebola na cúpula, e madeira de reaproveitamento. Todas as peças são exclusivas, não há duas iguais. Um trabalho artístico que faz toda a diferença e que agora estará exposto no coração de Brasília”, concluiu o mestre artesão.

 

*Com informações da Secretaria de Turismo

Galeria de Fotos

Artesanato de Brasília ganha novo espaço no Pátio Brasil

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/04/18/artesanato-de-brasilia-ganha-novo-espaco-no-patio-brasil

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -