quarta-feira, agosto 4, 2021
HomeNotíciasFachin suspende resolução de Bolsonaro que zerou imposto para importação de armas...

Fachin suspende resolução de Bolsonaro que zerou imposto para importação de armas — Conexão Política

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a alíquota zero para a importação de revólveres e pistolas.

A decisão liminar foi exarada nesta segunda-feira (14) e atende pedido feito em ação ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

De acordo com o advogado da sigla, Rafael Carneiro, a resolução do governo acarretaria em risco à segurança da sociedade.

A isenção havia sido definida na semana passada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, porém só passaria a valer em 1º de janeiro.

Com a suspeição feita pelo ministro do STF, fica mantido o imposto de importação atual, que é de 20% sobre o valor da arma.

Como a determinação de Fachin é monocrática, a análise final acerca do pedido será submetida ao plenário do STF, em data a ser definida.

“É possível concluir que não há, por si só, um direito irrestrito ao acesso às armas, ainda que sob o manto de um direito à legítima defesa. O direito de comprar uma arma, caso eventualmente o Estado opte por concedê-lo, somente alcança hipóteses excepcionais, naturalmente limitadas pelas obrigações que o Estado tem de proteger a vida”, anotou o ministro em sua decisão.

A Advocacia-Geral da União não havia se pronunciado até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para inserção de novas manifestações.

Fonte: conexaopolitica.com.br/brasil/judiciario/fachin-suspende-resolucao-de-bolsonaro-que-zerou-imposto-para-importacao-de-armas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=fachin-suspende-resolucao-de-bolsonaro-que-zerou-imposto-para-importacao-de-armas

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular