quinta-feira, setembro 23, 2021
HomeNotíciasRússia decreta emergência após roubo de material no 'avião do apocalipse' —...

Rússia decreta emergência após roubo de material no 'avião do apocalipse' — Conexão Política

A polícia russa disse nesta quarta-feira (9) que montou uma operação para prender ladrões que roubaram equipamentos técnicos de uma aeronave militar ultrassecreta, conhecida como ‘avião do apocalipse’, preparada para ser usada em caso de uma guerra nuclear.

O ataque, que levanta questões sobre a segurança de instalações militares sensíveis na Rússia, ocorreu durante os trabalhos de manutenção no avião Ilyushin Il-80, que está em andamento desde o início de 2019.

A aeronave, desenvolvida em meados dos anos 1980, foi modificada a partir do Ilyushin Il-86, conhecida por ser uma aeronave a jato que atuou no final da Guerra Fria para servir como um centro de comando aéreo para que os oficiais russos pudessem controlar suas tropas durante uma crise.

Além disso, é projetada para fornecer proteção contra os efeitos de uma explosão nuclear, além de ter capacidade de transportar figuras de alto escalão do estado, incluindo o presidente russo.

O roubo foi divulgado no início desta semana, após relatos da mídia russa. Segundo a de televisão REN, a polícia da região de Rostov, no sul do país, disse em um comunicado que as buscas pelos responsáveis ​​estão em andamento.

Até agora, nenhuma prisão foi feita, mas a REN afirma que 12 pessoas foram interrogadas.

A polícia acrescentou que a aeronave se encontrava num campo de aviação da cidade de Taganrog, mas não deu detalhes quanto às características do material roubado, exceto pelo seu valor estimado, que gira em torno de um milhão de rublos (cerca de 11 mil euros).

Especialistas militares russos especulam que os dispositivos foram roubados porque algumas das unidades eram feitas de metais preciosos, incluindo ouro e platina.

Em declarações aos jornalistas nesta quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, referiu-se ao roubo do material como uma ‘situação de emergência’ e garantiu que “serão tomadas medidas para evitar que uma situação semelhante volte a acontecer. acontecer”.

O incidente ocorre depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou mais recursos para o exército do país, em um momento de maior tensão com o Ocidente, cujas relações atingiram o nível mais crítico desde o fim da Guerra Fria.

O Ilyushin Il-80 é um dos quatro ‘aviões do apocalipse’ na Rússia.

Os Estados Unidos possuem aeronaves semelhantes, chamadas de E-4B Nightwatch.

Fonte: conexaopolitica.com.br/mundo/russia-decreta-emergencia-apos-roubo-de-material-no-aviao-do-apocalipse/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=russia-decreta-emergencia-apos-roubo-de-material-no-aviao-do-apocalipse

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular