Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Notícias Irã aprova lei que suspende inspeções da ONU em instalações nucleares e...

Irã aprova lei que suspende inspeções da ONU em instalações nucleares e aumenta enriquecimento de urânio — Conexão Política

- Advertisement -

O Conselho de Guardiões do Irã, um órgão constitucional iraniano, aprovou uma lei que exige que o governo suspenda as inspeções das Nações Unidas nas instalações nucleares do país e aumente o enriquecimento de urânio além do limite estabelecido no acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências mundiais, se as sanções não forem abrandadas em um mês.

O conselho aprovou a legislação em 2 de dezembro, um dia depois de ter sido chancelada no Parlamento iraniano, o que foi visto como uma demonstração de retaliação, após a morte de um proeminente cientista nuclear iraniano na semana passada.

Sob a nova lei, o governo é obrigado a suspender as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), se as potências ocidentais que ainda são signatárias do acordo nuclear de 2015 – Grã-Bretanha, França, Alemanha, China e Rússia – não restabelecerem o acesso do Irã aos mercados bancários e de petróleo mundiais dentro de um mês.

A lei também pede que o Irã retome o enriquecimento de urânio com pureza de 20% “para usos pacíficos”.

O Irã atualmente enriquece um estoque crescente de urânio em cerca de 4,5%, acima do limite de 3,67% do acordo, mas abaixo dos 20% que o Irã havia alcançado antes e os 90% de pureza considerados adequados para armas.

Teerã sempre negou ter buscado armas nucleares, dizendo que seu programa nuclear era “estritamente para fins civis”.

O projeto foi apresentado pela primeira vez no parlamento no verão iraniano, mas ganhou novo ímpeto após a morte de Mohsen Fakhrizadeh, que era a figura central do programa nuclear secreto do país, nos arredores de Teerã, em 27 de novembro.

Ninguém assumiu a responsabilidade, mas as autoridades iranianas culparam Israel, um grupo de oposição exilado, e a Arábia Saudita pelo assassinato.

Autoridades israelenses se recusaram a comentar o assassinato, enquanto o grupo de oposição iraniano e a Arábia Saudita também negaram qualquer envolvimento.

Fonte: conexaopolitica.com.br/mundo/ira/ira-aprova-lei-que-suspende-inspecoes-da-onu-em-instalacoes-nucleares-e-aumenta-o-enriquecimento-de-uranio/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ira-aprova-lei-que-suspende-inspecoes-da-onu-em-instalacoes-nucleares-e-aumenta-o-enriquecimento-de-uranio

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -