sábado, julho 31, 2021
HomeNotíciasMega cartel de drogas que operava entre América do Sul e Europa...

Mega cartel de drogas que operava entre América do Sul e Europa é desmantelado em macro-operação — Conexão Política

O narcotráfico mundial foi duramente atingido após uma macro-operação que desmantelou uma organização especializada no tráfico de drogas em grande escala e na lavagem de dinheiro derivada dessa atividade, que operava entre a América do Sul e a Europa.

O procedimento foi realizado na segunda-feira (23) simultaneamente no Brasil e em vários países europeus e coordenado pela EUROPOL, com a participação de agentes da Polícia Nacional da Espanha e das forças policiais de pelo menos 5 países da Europa e América do Sul.

Uma pessoa foi detida em Motril, Granada e três incursões também foram realizadas em Málaga, duas propriedades avaliadas em 4 milhões de euros também foram apreendidas, cinco veículos de luxo e numerosas contas e outros produtos bancários foram bloqueados.

Cordenação da EUROPOL

O início desta investigação data do ano de 2017, altura em que, através de vários dispositivos de vigilância e monitorização, foi estabelecida uma ligação entre uma pessoa envolvida com a rede de diferentes empresas especializadas em lavagem de dinheiro e diversos assuntos relacionados com o tráfico de drogas em grande escala.

Os canais de coordenação e colaboração policial existentes permitiram saber que as autoridades brasileiras e portuguesas estavam a realizar investigações sobre este mesmo indivíduo, pelo que se realizaram diferentes reuniões com estes países para coordenação conjunta.

Por fim, e após análise das informações prestadas, a EUROPOL detectou a existência de uma organização criminosa internacional altamente sofisticada que organiza o transporte de grandes quantidades de drogas por via marítima e aérea do Brasil para a Europa, com uma complexa rede de lavagem de dinheiro. Dinheiro ilícito na Europa, relata uma nota no jornal ICN.

A informação de que se tratava apontava a presença do investigado principal na Espanha, encarregado das operações da organização que havia perdido a introdução de 45 toneladas de cocaína na Europa através de vários portos marítimos do continente.

Esta organização obteve pelo menos 100 milhões de euros nos últimos seis meses por meio deste complô narcocriminoso. Esses quantias se movimentavam, se escondiam e se diversificavam por meio de uma rede complexa de contadores e ‘mulas’ de confiança em diferentes países da União Europeia.

imagem30-11-2020-11-11-43

Imagem: Europol

Operação final

Nestes últimos dias foi finalmente realizado o grande golpe conjunto do Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Espanha, países em que foram realizados 179 procedimentos de ingresso e registro com a prisão de 45 pessoas – Brasil (38), Bélgica (4), Espanha (1) e Dubai (2) – além da apreensão de 167 imóveis, 12 milhões de euros em dinheiro e 70 veículos de alto padrão.

A operação realizada por autoridades europeias ocorre poucos dias depois de a Polícia Federal do Brasil ter dado um forte golpe contra uma das maiores organizações criminosas do país sul-americano: o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A “operação Enterprise” permitiu a apreensão de bens avaliados em mais de 73 milhões de dólares. “”, diz a nota da Polícia Federal.

imagem30-11-2020-11-11-44

Fonte: conexaopolitica.com.br/ultimas/mega-cartel-de-drogas-que-operava-entre-a-america-do-sul-e-a-europa-e-desmantelado-em-macro-operacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mega-cartel-de-drogas-que-operava-entre-a-america-do-sul-e-a-europa-e-desmantelado-em-macro-operacao

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular