terça-feira, julho 27, 2021
HomeCidadesReforma completa do canal de Tabatinga – Agência Brasília

Reforma completa do canal de Tabatinga – Agência Brasília

imagem29-11-2020-20-11-53O canal de água que abastece a produção local possui 9 quilômetros e é o segundo mais extenso do Distrito Federal | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O sistema de irrigação do núcleo rural Tabatinga (região administrativa de Planaltina) logo estará completo. E vai turbinar a produção de hortaliças, soja, milho, entre outras colheitas da região. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) vai aplicar R$ 427 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado Cláudio Abrantes, para concluir os 4 quilômetros restantes de tubulação.

A área de campo é muito explorada por pequenos e médios agricultores – cerca de 50 famílias de 37 propriedades rurais plantam ali. E o Tabatinga também recebe projetos de educação ambiental, plantio de mudas e reflorestamento desenvolvidos pela Emater-DF.

O canal de água que abastece a produção local – o chamado canal do Rio Jardim – possui 9 quilômetros e é o segundo mais extenso do Distrito Federal. Antes, corria a céu aberto e o aproveitamento da água era baixíssimo.

Mas agora, com os investimentos do governo, a previsão é concluir a reforma de todo o canal até o final do primeiro semestre de 2021.

imagem29-11-2020-20-11-55O novo trecho de canalização dará à região um potencial de irrigação de 96 hectares | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Aumento da produção

Motivo de alegria para agricultores como Eduardo Azevedo, 51, há dezesseis anos produtor e morador do núcleo Tabatinga. Sua plantação de soja e a criação de tilápias passarão por um “upgrade” com a tubulação completa do canal.

“A gente sempre preza pela agua, pois ela é vida. Para que o produtor possa investir, tem que ter a garantia de água senão leva prejuízo”, adianta Eduardo. “Com a obra, acabará o risco de faltar água. E além de encher bem os tanques de peixes, já penso em fazer estufas de hidroponia para cultivar hortaliças”, revela.

De fato, em tempos de chuva como o de agora está tudo bem. Mas na fase de estiagem, que começa em maio no Distrito Federal, a água rareava. “Não tinha jeito. Na seca, a água tubulada não chegava para todo mundo. E, na dúvida, o produtor não planta. Com o novo trecho de canalização, teremos um potencial de irrigação de 96 hectares”, explica o assessor técnico da Emater-DF, Edvan Ribeiro.

Com a obra, acabará o risco de faltar água. E além de encher bem os tanques de peixes, já penso em fazer estufas de hidroponia para cultivar hortaliçasEduardo Azevedo, produtor ruralimagem29-11-2020-20-11-58A construção da tubulação terá a participação da Seagri (maquinário e equipamentos), Emater (assistência técnica) e dos agricultores locais, responsáveis pela mão-de-obra| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Trabalho em parceria

A fruticultura (limão, laranja, mexerica pokan) e a criação de gado em pequena escala também são vistas no núcleo rural Tabatinga. Mas a produção de grãos é destaque nacional e acompanhada de perto pela empresa de assistência rural do GDF.

Leia também

Foto: Agência Brasília/Arquivo

Núcleo rural Tabatinga: motivação para melhorar a realidade

Foto: Agência Brasília/Arquivo

Seagri recebe autorização para revitalizar canais de irrigação

imagem29-11-2020-20-11-02

Ação focada na valorização da área rural

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Ações impulsionam agronegócio e desenvolvimento rural no DF

“Depois do Padef, na região administrativa do Paranoá, Tabatinga tem uma das maiores produções de sacas de soja por hectare do Brasil. O cultivo é muito bem feito e organizado”, elogia o gerente do escritório local do órgão, Alessandro Rangel.

E para toda essa “engrenagem” funcionar, mais um belo trabalho de parceria entre governo e comunidade. Assim como nos dois trechos anteriores, a construção da tubulação terá a participação da Seagri (maquinário e equipamentos), Emater (assistência técnica) e os agricultores locais, responsáveis pela mão-de-obra e ansiosos por mais água.

Canal de Tabatinga canal do Rio Jardim Emater Núcleo Rural Tabatinga Seagri

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/29/reforma-completa-do-canal-de-tabatinga

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular