Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Cidades Brasília pronta para receber turistas – Agência Brasília

Brasília pronta para receber turistas – Agência Brasília

- Advertisement -

imagem28-11-2020-19-11-23Segundo levantamento do IBGE, as atividades turísticas tiveram um aumento de 25,6% em agosto no DF. O índice ficou acima da média nacional | Foto: Divulgação/Setur

Parque da Cidade, Catedral, Ponte JK, Torre de TV… Aberta a temporada de fim de ano e férias, Brasília está pronta para receber turistas, seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19. Aos poucos, a capital federal avança na retomada do setor e se consolida como um dos principais destinos turísticos seguros no país.

Essa nova realidade já é percebida em números. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as atividades turísticas já tiveram um aumento de 25,6% no mês de agosto no Distrito Federal. O índice ficou acima da média nacional (19,3%), superior a destinos como São Paulo (15,8%), Rio de Janeiro (15%), Santa Catarina (16,3%) e Pernambuco (12,7%).

Os dados da Inframerica também são positivos. De acordo com a administradora, o Aeroporto de Brasília já recuperou 65% do movimento antes da pandemia. Só em outubro, foi registrado um fluxo de 792.683 passageiros e 7.816 voos. O aumento de passageiros foi 26,6% a mais que setembro e 1.649% a mais que em abril, quando registrou o pior movimento dos últimos 25 anos. “Nós tomamos diversas medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19. Embarcar está diferente, mas queremos que os nossos passageiros se sintam tranquilos ao viajar por Brasília. Contudo é necessário que o viajante também faça a sua parte. Respeite o distanciamento, não forme filas sem necessidade, utilize a máscara corretamente durante todo o período no terminal ou no voo e higienize sempre suas mãos”, recomenda Rogério Coimbra, diretor de assuntos corporativos da Inframerica.

Por conta dessas importantes ações que vem adotando, a administradora foi reconhecida pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International – ACI), que credenciou o aeroporto brasiliense com a Airport Health Accreditation (AHA), certificação de boas práticas em medidas sanitárias. A certificação comprova que a administradora implementou nos últimos meses os procedimentos sanitários necessários para atendimento do bem-estar de passageiros e funcionários.

Hotelaria

Em terra, o setor turístico também está preparado. O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, lançado pelo Ministério do Turismo, já pode ser visto nos hotéis da cidade. É um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. “Fomos o primeiro hotel do Brasil a obter o selo. Ele posiciona o empreendimento como um local seguro e preparado para atender o novo perfil de turista”, explica Otto Sarkis, sócio-fundador e diretor da rede de hotelaria Hplus, representante de 10% de toda a disponibilidade hoteleira do DF, mais 23% no segmento de Flats.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, lembra que a capital federal saiu na frente no combate à Covid-19 e o turismo segue com todos os protocolos de segurança no combate à pandemia. “O nosso governador, Ibaneis Rocha, saiu na frente e desde o início implementou medidas efetivas para proteger a nossa população. Com segurança e responsabilidade, o turismo no DF está preparado e o GDF não tem medido esforços em ações para promover Brasília e oferecer atrações para diferentes idade e perfis, seguindo as normas de segurança recomendadas”, afirma a secretária.

É o novo olhar do turismo que estamos mostrando, não só aos nossos visitantes, mas também aos próprios moradores que estão redescobrindo nossa cidade. Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

Passear ao ar livre pela capital federal é viver uma experiência. Com prédios, monumentos e um traçado urbano conhecido em todo o mundo, a cidade oferece inúmeras opções de turismo, como visitas às obras do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lucio Costa, além de um fantástico roteiro cultural, com design, gastronomia e passeios por parques naturais e cachoeiras, muitos ainda desconhecidos. “É o novo olhar do turismo que estamos mostrando, não só aos nossos visitantes, mas também aos próprios moradores que estão redescobrindo nossa cidade. As atrações e pontos turísticos divididos entre suas áreas urbanas e rurais fazem da capital um destino com diversas opções, com locais históricos, templos religiosos, centros culturais e tesouros naturais”, destaca Vanessa.

imagem28-11-2020-19-11-26Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a Ponte JK foi inaugurada em 2002. Seus arcos assimétricos formam o movimento de uma pedra quicando sobre o Lago Paranoá| Foto: Divulgação/Setur

Coleção Rotas Brasília

Para orientar os visitantes a experimentar todos os pontos imperdíveis da capital, a Secretaria de Turismo criou sete guias para a Coleção Rotas Brasília. Disponível on-line no site da Setur-DF, os passeios contam com a Rota Fora dos Eixos; a Rota do Cerrado –  que inclui o Parque Nacional de Brasília e o Parque da Cidade Sarah Kubitscheck, um dos maiores parques urbanos urbanos do mundo e o maior da América Latina, oferecendo aos visitantes quadras de esporte, pista de caminhada e atrações exclusivas para as crianças, como o Nicolândia e o Parque Ana Lídia.

A Rota da Paz, com o belíssimo Santuário Dom Bosco, o Mosteiro de São Bento, a Mesquita do Centro Islâmico e a Catedral, um dos principais cartões-postais da cidade, também está na coleção da Setur-DF. Há ainda a Rota Cultural, a Rota Náutica, Cívica e Arquitetônica. Neste último, um tour pelas obras e monumentos que fazem de Brasília um marco da arquitetura mundial. Entre as opções do passeio, o Palácio da Alvorada, com suas famosas esculturas “As Banhistas”, de Alfredo Ceschiatti, e o “Rito dos Ritmos”, de Maria Martins; a Universidade de Brasília, projetada em 1962, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé; e a Ponte Juscelino Kubitschek, um dos mais impressionantes monumentos da capital, devido à sua qualidade estética.

Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a Ponte JK foi inaugurada em 2002. Seus arcos assimétricos figuram o movimento de uma pedra quicando sobre o Lago Paranoá, local favorito para prática de esportes náuticos, reunindo ainda em sua orla uma grande variedade de restaurantes e atrações ao ar livre.

imagem28-11-2020-19-11-29A Catedral, um dos principais cartões-postais de Brasília, está no guia Rota da Paz | Foto: Divulgação/Setur

O roteiro arquitetônico chamou atenção de Newton Belcastro. Em novembro, o empresário que mora no Rio de Janeiro trocou uma viagem pela América Latina para desbravar a capital do Brasil pela primeira vez. “Eu já tinha passado rapidamente por Brasília por conta de uma escala no aeroporto, mas nunca tive tempo de conhecer a cidade, uma das mais belas do mundo. Sua arquitetura moderna é diferente. Me encantei com a Catedral e a noite, iluminada, é um esplendor de beleza. A hospitalidade, a excelência dos hotéis com preço justo e qualidade, são outros pontos positivos. Troquei uma viagem pela Argentina e Chile para conhecer Brasília e não me arrependo”, revelou o empresário, que aproveitou para conhecer o Centro de Atendimento ao Turista localizado na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Um verdadeiro espaço de convivência, no qual os visitantes podem receber todas as orientações sobre o que fazer na cidade.

Me encantei com a Catedral e a noite, iluminada, é um esplendor de beleza. A hospitalidade, a excelência dos hotéis com preço justo e qualidade, são outros pontos positivos. Troquei uma viagem pela Argentina e Chile para conhecer Brasília e não me arrependoNewton Belcastro, empresário

Escolhas como a de Newton fazem com que a capital federal seja considerada como um dos destinos mais promissores para a temporada, que deverá ter o turismo doméstico como principal força. A razão: a população brasileira deve optar por viagens nacionais neste primeiro momento e isso reflete na capital do país. Dados do Google Trends entre 8 e 14 de novembro, por exemplo, mostram que a expressão “o que fazer em Brasília”, no sistema de busca na internet, já alcançou 76%.

Leia também

imagem28-11-2020-19-11-31

Brasília lança coleção de miniguias

Turismo no DF é destaque na Abav Collab

imagem28-11-2020-19-11-32

Vamos visitar o Distrito Federal?

imagem28-11-2020-19-11-33

Novidade: ‘Guia da Rota Arquitetônica Acessível’

A capital federal também é a escolha de Indira Leitzke de Castro para as festas de fim de ano. Residente em João Pessoa, Paraíba, ela está de malas prontas para reencontrar a família. “Nos últimos anos, tenho viajado para o exterior para passar o Natal e o Reveillon. Ano passado, por exemplo, fui com a família para Lisboa, Portugal. Mas dessa vez, resolvemos nos encontrar em Brasília, uma cidade que amamos. Além da localização privilegiada, o que facilita a locomoção e a possibilidade de reunir todos de casa, mesmo os que moram em Estados mais distantes, a capital é cheia de atrativos ao ar livre, como o Parque da Cidade e o Lago Paranoá. Ótimas opções para nos divertirmos, ainda mais agora, em tempos de pandemia”, indicou Indira. “Vou de avião e estou muito confiante em relação aos protocolos de segurança e a atenção com que o governo está conduzindo essa retomada”, concluiu.

ServiçoPara o download da Coleção Rotas Brasília, basta acessar o site da Setur-DF no linkhttp://www.turismo.df.gov.br/colecao-rotas-brasilia/

*Com informações da Setur

Brasília Coleção Rotas Brasília destino turístico Setur

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/28/brasilia-pronta-para-receber-turistas

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -