Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Cidades Fiscais desarticulam ocupações dentro de unidade de conservação – Agência Brasília

Fiscais desarticulam ocupações dentro de unidade de conservação – Agência Brasília

- Advertisement -

Foto: Divulgação/Brasília AmbientalA unidade abrange uma área de 480 hectares e possui estrutura de educação ambiental com sala de aula, galpão coberto e trilha ecológica | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Equipe de auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental realizou, na manhã desta quarta-feira (24), operação de fiscalização no Parque Ecológico Riacho Fundo, que resultou na demolição de quatro edificações de madeira, aterramentos de cisternas e retirada de três mil metros de cercas, além de dois basculantes de entulhos. Também participaram da operação a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística-DF Legal, Caesb, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Terracap.

“Foi uma operação para coibir ocupações irregulares na Unidade de Conservação, que vem há algum tempo sendo vítima desse tipo de ação que causa perda de vários atributos ambientais”, explicou o auditor fiscal do Instituto, David Ferreira, garantindo que a ação não foi isolada e se repetirá.

Relatórios

Operações de fiscalização ocorreram no local em 2019 e, também, neste ano. Relatórios sobre elas integram processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). São relatórios que deixam claro que a permanência de edificações no parque contribui para a degradação dos recursos naturais existentes, como nascentes, fauna e flora. Dificulta, também, o processo de regeneração da área já desocupada na cabeceira do ribeirão Riacho Fundo, região de campo de murundus e área de recarga de aquífero.

O auditor explica que essas operações atendem à necessidade de desconstituição dessas ocupações irregulares, e têm o objetivo de combater, controlar e fiscalizar o uso do solo no interior desta importante UC.

Diversidade biológica

O Parque Ecológico Riacho Fundo foi criado pelo Decreto Lei 1.705/97 com o objetivo de garantir a diversidade biológica da fauna e flora locais, preservando patrimônio genético e a qualidade dos recursos hídricos disponíveis.

A unidade abrange uma área de 480 hectares e possui estrutura de educação ambiental com sala de aula, galpão coberto e trilha ecológica. Parte do ribeirão Riacho Fundo, inclusive suas nascentes, situa-se no interior do parque. A área engloba grande extensão de mata, vegetação de Cerrado nativo, pastos e bosques de espécies exóticas.  Está aberta à comunidade das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, com entrada franca.

*Com informações do Brasília

Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF) Corpo de Bombeiros do DF Ibram (Instituto Brasília Ambiental) Instituto Brasília Ambiental Operações de fiscalização Parque Ecológico Riacho Fundo Polícia Militar Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística-DF Legal Terracap

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/25/fiscais-desarticulam-ocupacoes-dentro-de-unidade-de-conservacao

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -