Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Cidades Começa o processo de resgate do Conjunto Fazendinha, na Vila Planalto –...

Começa o processo de resgate do Conjunto Fazendinha, na Vila Planalto – Agência Brasília

- Advertisement -

Moradores da Vila Planalto estão mais próximos de ver uma antiga demanda virar realidade: a revitalização do Conjunto Fazendinha,  composto de cinco casarões de madeira que serviram para moradia de engenheiros que trabalharam na construção de Brasília. Foi publicado no DODF dessa terça-feira (25) a criação do  Grupo Executivo encarregado de definir as ações que serão realizadas.

A coordenação dos trabalhos será da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e farão parte do grupo os titulares dos seguintes órgãos:  Secretaria  de  Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh);  Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec );  Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Administração Regional do Plano Piloto.

De acordo com o decreto nº 41.510, o prazo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias, a contar da data da publicação, prorrogável por igual período. Ao final, além das ações que devem ser implementadas, também deverá ser apresentado o termo de referência para contratação do projeto de revitalização do Conjunto Fazendinha.

A opção por  uma ação integrada foi decidida em setembro, após uma visita técnica de órgãos do GDF que constataram o degaste das casas pela ausência de conservação ao longo do tempo.

Além da revitalização do Conjunto Fazendinha, o  GDF  está implementando  a Rota Cultural e Turística da Vila Planalto. Ela terá início e fim nos arredores da tradicional Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, um marco cultural e arquitetônico, fundado em 2 de abril de 1959.

O trajeto engloba ruas compartilhadas, com mais espaço e vez para pedestres, sinalização dos pontos turísticos, drenagem, preservação do conjunto tombado pelo patrimônio histórico, adequação de obras desconformes e edificações irregulares, qualificação dos espaços urbanos e desenvolvimento social e turístico.  

O projeto, elaborado pela SEDUH,  já passou por audiência pública e  aguarda anuência do IPHAN por se tratar de área de preservação.

*Com informações da Seduh

CONJUNTO FAZENDINHA GRUPO EXECUTIVO vila planalto

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/25/comeca-o-processo-de-resgate-do-conjunto-fazendinha-na-vila-planalto

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -