sábado, julho 31, 2021
HomeCidadesNova iluminação completa ações do GDF Presente – Agência Brasília

Nova iluminação completa ações do GDF Presente – Agência Brasília

Foto: Divulgação/GDF PresenteEquipes do GDF Presente também recolheram galhos na Asa Norte | Foto: Divulgação/GDF Presente

Depois de receber os cuidados do GDF Presente por uma semana, o Lago Norte vai ganhar iluminação nova nos próximos dias. Funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) começaram a substituir as lâmpadas dos postes do Centro de Atividades (CA) por luminárias de LED. O serviço é uma parceria entre a administração regional, a Secretaria de Obras e Infraestrutura, a Secretaria de Governo, a Secretaria Executiva das Cidades – que coordena o GDF Presente – e a CEB.

A troca das lâmpadas deve ser concluída até esta quinta-feira (19) e vai acontecer nos CAs 7, 8, 9, 10 e 11. Ao todo, 139 luminárias de LED serão instaladas, um investimento de R$ 93,1 mil, feito com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa cobrada na conta de luz. 

A substituição de lâmpadas convencionais, de vapor de sódio, pelas de LED tem duas finalidades: aumentar a luminosidade das ruas e, consequentemente, a segurança da população, pois elas iluminam melhor, e reduzir o gasto com energia, já que as lâmpadas brancas (de LED) consomem menos que as amarelas (vapor de sódio).

Leia também

imagem18-11-2020-00-11-43

Ação na Rua 12 para reduzir impacto das obras

imagem18-11-2020-00-11-44

Serviços do GDF Presente beneficiam Sobradinho

imagem18-11-2020-00-11-46

Manutenção em 20 km de estradas rurais no Gama

O administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira da Silva, ressalta que, além de deixar o caminho dos moradores mais claro e melhorar a visibilidade para os motoristas, a troca das lâmpadas antigas vai representar uma economia dos recursos públicos. “Estamos otimizando os recursos, reduzindo custos com o consumo de energia e manutenção dos equipamentos, já que as luminárias de LED queimam menos”, afirma. A economia média com o programa de eficientização energética tem sido de 40%.

A troca da iluminação no CA faz parte de uma série de melhorias que o governo promove na região. Em maio, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com a administração regional, fez o recapeamento da pista que liga os CAs 7, 8 e 10.

Na semana passada, entre os dias 9 e 13 de novembro, o Polo Central Adjacente I promoveu uma série de ações de zeladoria no Lago Norte, entre elas a limpeza de becos na QL 10, tapa-buracos na ML 9, retirada de entulhos na MI 7 e roçagem da grama no CA. “O CA é um bairro novo e está em área nobre. Não podemos descuidar”, diz o administrador.

Foto: Divulgação/GDF PresenteEquipes limparam bocas de lobo na Vila Planalto | Foto: Divulgação/GDF Presente

Ações no Plano Piloto 

O Polo Central Adjacente I começou os trabalhos no Plano Piloto e vai passar as próximas duas semanas fazendo melhorias na região central de Brasília. Eles fizeram tapa-buracos perto da Catedral Militar Rainha da Paz, na 211 Norte e no início da L2 Norte, atrás da Catedral de Brasília. As equipes também trabalham na limpeza de bocas de lobo da Vila Planalto e na retirada de entulhos e lixo verde nas quadras 700/900 Norte. ”Nesta quarta-feira (18) vamos atuar com mais frentes de trabalho”, afirma Lúcio  dos Santos Barboza, que lidera a execução dos serviços no Plano Piloto.

Na Estrutural, o GDF Presente também finalizou uma semana de trabalhos com a lavagem da feira permanente e o recolhimento de pneus pela cidade, uma ação para impedir criadouros do mosquito aedes Aegypti e de prevenção à dengue.

Sobradinho

Em Sobradinho, as últimas chuvas causaram estragos na DF-440, a via principal da Rota do Cavalo. A água carregou grande quantidade de terra da comunidade Dorothy Stang para dentro da pista. Uma faixa chegou a ficar interrompida e, desde essa segunda-feira (16), máquinas do Polo Área Norte trabalham para limpar e liberar o tráfego na via.

A presidente da Associação de Moradores do Nova Colina, Francelina Rodrigues, 46 anos, moradora de um condomínio da região, diz que a DF-440 é muito movimentada, pois liga Sobradinho ao Itapoã. “A pista ficou intransitável, veio muita terra. Atrapalhou os motoristas e chegou a causar engarrafamento nos horários de pico”, disse.

Também em Sobradinho, o GDF Presente retirou grande quantidade de galhos da quadra 1 do Setor de Indústrias, concluiu a limpeza e retirou entulhos das Quadras 4, 6, 8, 10, 11 e 13. Em cinco dias, as equipes recolheram cerca de 600 toneladas, uma média de 120 toneladas por dia.

Galeria de Fotos

Nova iluminação completa ações do GDF Presente

Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) Estrutural GDF Presente Lago Norte Sobradinho vila planalto

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/17/nova-iluminacao-completa-acoes-do-gdf-presente

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular