Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Notícias Bolsonaro diz em reunião do BRICS que revelará os países que importam...

Bolsonaro diz em reunião do BRICS que revelará os países que importam madeira extraída ilegalmente da Amazônia – Conexão Política

- Advertisement -

Durante o seu discurso na 12ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (17) que o Brasil vai revelar os nomes dos países que importam madeira extraída de forma ilegal da Amazônia brasileira.

Segundo o Presidente, a Polícia Federal desenvolveu um método para rastrear a origem de madeiras apreendidas e exportadas usando isótopos estáveis, uma espécie de DNA, que mostra a origem geográfica de produtos.

“Estaremos revelando, nos próximos dias, os países que têm importado madeira extraída de forma ilegal da Amazônia. E alguns desses países são os mais severos críticos ao meu governo no tocante a essa região amazônica. Creio que depois dessa manifestação, que interessa a todos, por que não dizer, no mundo, essa prática diminuirá e muito nessa região”, disse o Presidente.

A cúpula do Brics, que ocorreu de forma virtual nesta terça-feira, marca o fim da presidência pro tempore da Rússia à frente bloco, ao longo do último ano. Em 2021, o grupo de países será presidido pela Índia.

O Presidente da República defendeu ainda a reforma de organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Conselho de Segurança das Nações Unidas, este último composto por cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) e por dez membros não-permanentes, eleitos para mandatos de dois anos.

O presidente criticou a “politização do vírus e o pretenso monopólio do conhecimento por parte da OMS” e disse que a pandemia mostrou a “centralidade das nações para a solução dos problemas que acometem o mundo”.

“Temos que reconhecer a realidade de que não foram os organismos internacionais que superaram os desafios, mas sim a coordenação entre nossos países”, frisou, destacando a necessidade de um sistema internacional pautado pela liberdade, transparência e segurança, com a defesa da democracia e da soberania dos países.

Redução de subsídios

Para Bolsonaro, uma comunidade internacional “verdadeiramente integral e ativa” só será possível com essas reformas. Ele defendeu, também, que os países do Brics coordenem o apoio à redução de subsídios para bens agrícolas por parte da OMC e o acesso permanente de Brasil, Índia e África do Sul ao Conselho de Segurança. “Com esse importante passo, tenho certeza que a cooperação no Brics sairá ainda mais fortalecida”, disse.

Com informações, Agência Brasil.

Fonte: conexaopolitica.com.br/ultimas/bolsonaro-diz-em-reuniao-do-brics-que-revelara-os-paises-que-importam-madeira-extraida-ilegalmente-da-amazonia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bolsonaro-diz-em-reuniao-do-brics-que-revelara-os-paises-que-importam-madeira-extraida-ilegalmente-da-amazonia

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -