segunda-feira, setembro 20, 2021
HomeNotíciasRússia planeja construir base naval no Mar Vermelho sudanês – Conexão Política

Rússia planeja construir base naval no Mar Vermelho sudanês – Conexão Política

A Rússia planeja construir uma base naval no Sudão, de acordo com um projeto de acordo bilateral entre as duas nações.

O acordo permitirá à Rússia estabelecer uma base de logística naval no Sudão para o reparo e fornecimento de navios de guerra, bem como fornecer descanso aos marinheiros, de acordo com o documento publicado em 11 de novembro em um site do governo russo após a aprovação do primeiro-ministro Mikhail Mishustin.

Uma base naval no Sudão expandiria a influência russa no nordeste da África ao longo de rotas de navegação vitais no Mar Vermelho e no Estreito de Babelmândebe, estreito que separa os continentes da Ásia  e África, ligando o mar Vermelho ao oceano Índico via golfo de Adém.

O projeto de acordo diz que até 300 tripulantes e 4 navios de guerra podem permanecer na base de logística naval, incluindo navios com sistemas de propulsão nuclear.

A Rússia tem interesses econômicos e geopolíticos no Sudão, um país rico em petróleo e outros minerais. O Sudão também é um dos principais importadores de armas russas na África.

O acordo afirma que a Rússia está disposta a fornecer armas e equipamentos militares ao Sudão de graça para manter a defesa aérea da base naval sudanesa em Porto Sudão, onde a instalação naval russa seria construída.

Após a queda do ditador Omar al-Bashir em 2019, o país ficou nas mãos de um governo de transição civil-militar conjunto que busca acabar com o isolamento internacional do país.

Bashir pediu pela primeira vez à Rússia que construísse uma base ao longo do Mar Vermelho em 2017, em parte devido a preocupações com os Estados Unidos.

No mês passado, os Estados Unidos anunciaram planos para remover o Sudão de sua lista de países patrocinadores do terrorismo como parte de uma abertura diplomática entre Cartum e Washington após a queda de Bashir.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos também são atores importantes no Sudão, fornecendo a ajuda financeira muito necessária ao novo governo.

Fonte: conexaopolitica.com.br/ultimas/russia-planeja-construir-base-naval-no-mar-vermelho-sudanes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=russia-planeja-construir-base-naval-no-mar-vermelho-sudanes

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular