quinta-feira, outubro 21, 2021
HomeCidadesEspaços Criança são inaugurados na Região de Saúde Leste – Agência Brasília

Espaços Criança são inaugurados na Região de Saúde Leste – Agência Brasília

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DFUma sala voltada ao desenvolvimento infantil, com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Duas unidades básicas de saúde (UBSs) da Região de Saúde Leste foram contempladas, nesta quinta-feira (12), com Espaços Criança, um projeto ligado à Campanha Vem Brincar Comigo, coordenado pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância – vinculada à Chefia de Gabinete do Governador, em parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI-DF), que buscou apoio das embaixadas.

“Quero agradecer imensamente o carinho das embaixadas em ajudar nossas unidades básicas de saúde com um espaço totalmente lúdico, voltado para as crianças. Por meio dos brinquedos serão desenvolvidas as áreas de coordenação motora e cognitiva das crianças, que terão um lugar para brincarem enquanto aguardam por atendimento”, agradeceu o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. Ele ressaltou que são as pequenas coisas que fazem a diferença para crianças. Além disso, se mostrou disponível para parcerias em prol da população e dos usuários da rede pública de saúde.

Representando a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, que não pôde comparecer à inauguração, a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares, agradeceu às embaixadas pela parceria e destacou que “a cooperação e solidariedade entre nações são caminhos para superar a pandemia”.

“Além de corroborar a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, essa ação também contribui para os objetivos da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, com a redução das desigualdades e promoção da saúde e bem-estar. Nestes momentos se manifesta ainda mais a cooperação entre os países”, afirmou a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DFO secretário de Saúde, Osnei Okumoto, participou da inauguração, além de representantes das embaixadas e de órgãos do GDF | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Embaixadas

A UBS 1 do Paranoá foi apadrinhada pela Embaixada do Timor-Leste no Brasil. No local, foi reservada uma sala, que foi pintada e decorada com o alfabeto por adolescentes que fazem arte grafitando e que moram na comunidade, os Irmãos Graffiti (Pedro, Gabi e Rafael).

“O espaço superou as nossas expectativas. Estamos bem felizes em ajudar o Brasil, que foi o segundo país que contribuiu para a independência do Timor-Leste, em 2001. O Brasil é um grande parceiro nosso. Esta inauguração também representa muito, pois hoje é feriado no nosso país, Dia Nacional da Juventude”, destacou Bárbara Dodd, representando o embaixador do Timor-Leste no Brasil, Olímpio Miranda Branco.

A UBS 1 de São Sebastião foi apadrinhada pela Embaixada da África do Sul. Representando o embaixador Joseph Mashimbye, a conselheira Rina-Louise Pretorius utilizou a fala de Nelson Mandela de que “o caráter verdadeiro de uma sociedade é revelado na maneira como se trata as crianças”. A conselheira afirmou que a iniciativa da primeira-dama do DF mostra que existe um ideal semelhante com o do presidente Nelson Mandela, que sempre se preocupou com as crianças e, por isso, espera que “a humilde contribuição traga alegria e felicidade para as crianças de São Sebastião”, afirmou.

Inaugurações

Nesta quarta-feira (11), foram inaugurados cinco Espaços Criança apadrinhados pela Embaixada da China. As UBSs que tiveram os espaços inaugurados foram: UBS 16 do Sol Nascente, UBS 1 de Santa Maria, UBS 1 do Riacho Fundo II, UBS 2 de Samambaia e UBS 1 do Varjão. Na terça-feira (10), foram inaugurados os Espaços Criança da UBS 1 da Candangolândia e da UBS 1 da Asa Sul.

Ao todo, foram montados dez Espaços Criança contemplando unidades básicas de saúde (UBSs). Trata-se de uma sala voltada ao desenvolvimento infantil, com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também foram contemplados.

*Com informações da Secretaria de Saúde

África do Sul China DF espaço criança Espaços Criança Nelson Mandela Região de Saúde Leste saúde Secretaria de Saúde do DF Timor-Leste UBS

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/11/12/espacos-crianca-sao-inaugurados-na-regiao-de-saude-leste

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular