quarta-feira, julho 28, 2021
HomeNotíciasArábia Saudita | Vários feridos em explosão durante cerimônia internacional em comemoração...

Arábia Saudita | Vários feridos em explosão durante cerimônia internacional em comemoração ao fim da I Guerra Mundial – Conexão Política

Várias pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira (11) quando um dispositivo explosivo atingiu uma cerimônia internacional em comemoração ao fim da Primeira Guerra Mundial, em um cemitério na cidade saudita de Jiddah, de acordo com autoridades do governo francês, informou a AP.

Vários países tinham representantes na cerimônia, realizada em um cemitério de mortos não-muçulmanos, disseram autoridades do Ministério das Relações Exteriores da França. Ainda não se tem informação sobre a identidades das vítimas.

O ataque desta quarta-feira segue na sequência de uma facada, em 29 de outubro, que feriu levemente um guarda do Consulado da França na cidade de Jiddah. O esfaqueamento foi executado por um saudita, que foi preso. Seus motivos permanecem obscuros.

Esta quarta-feira (11) marca o 102º aniversário do armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial e é comemorado em vários países europeus. As autoridades francesas, que falaram sob condição de anonimato de acordo com os regulamentos, condenaram o ataque.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pela explosão. Oficiais sauditas e a mídia estatal do Reino Saudita não comentaram o ataque.

Jiddah, cidade portuária do Mar Vermelho, viu suas tropas otomanas se renderem às tropas locais apoiadas pelos britânicos em 1916, em meio à guerra. Isso deu início ao Reino de Hejaz, que mais tarde se tornou parte da Arábia Saudita em 1932.

O cemitério não-muçulmano de Jiddah fica próximo às docas desta cidade portuária, escondido atrás de árvores ao longo de uma importante via pública da cidade. A Comissão de Túmulos da Guerra da Comunidade relata apenas um soldado enterrado no cemitério, John Arthur Hogan, que morreu em junho de 1944.

Em toda a França, que foi particularmente devastada por anos de guerra de trincheiras na Primeira Guerra Mundial, cerimônias foram realizadas nesta quarta-feira para marcar o aniversário do armistício, mas também para homenagear todos aqueles que morreram pela França, incluindo durante a Segunda Guerra Mundial e nas operações atuais das forças armadas no exterior e em casa, onde as tropas são enviadas para proteção contra ataques terroristas.

A França sofreu dois ataques terroristas islâmicos mortais no mês passado. Três pessoas foram mortas em uma igreja na cidade de Nice, no sul, incluindo uma brasileira, e um professor foi decapitado perto de Paris por mostrar caricaturas de Maomé para sua classe durante um debate sobre liberdade de expressão.

A França pediu a seus cidadãos na Arábia Saudita e em outros países de maioria muçulmana que fiquem “em alerta máximo” em meio ao aumento das tensões sobre as caricaturas, que geraram protestos e pedidos de boicote aos produtos franceses entre alguns muçulmanos.

O presidente francês descreveu seu apoio às caricaturas como “a pedra angular da liberdade de expressão e dos ideais seculares da França”, o que irritou alguns muçulmanos que veem as representações como incitamento e uma forma de discurso de ódio.

O monarca da Arábia Saudita e os principais clérigos condenaram as representações, mas os principais clérigos sauditas também pediram calma e exortaram as pessoas a seguirem o exemplo do profeta islâmico de “misericórdia, justiça, tolerância”.

O rei Salman deve fazer um discurso anual à nação nesta quarta-feira, estabelecendo as prioridades políticas para o próximo ano.

Postos diplomáticos também foram alvejados no passado na Arábia Saudita. Um ataque armado em 2004 ao Consulado dos EUA em Jiddah, atribuído à Al Qaeda, matou cinco funcionários. Em 2016, um homem-bomba se explodiu perto do mesmo Consulado dos EUA, ferindo dois guardas.

 

Fonte: conexaopolitica.com.br/mundo/arabia-saudita-varios-feridos-em-explosao-durante-cerimonia-internacional-em-comemoracao-ao-fim-da-i-guerra-mundial/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=arabia-saudita-varios-feridos-em-explosao-durante-cerimonia-internacional-em-comemoracao-ao-fim-da-i-guerra-mundial

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular