Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
Home Notícias EUA aprovam venda de drones armados MQ-9B para Taiwan – Conexão Política

EUA aprovam venda de drones armados MQ-9B para Taiwan – Conexão Política

- Advertisement -

O Governo Trump notificou o Congresso que aprovou a venda de US $ 600 milhões em drones armados MQ-9B e equipamentos relacionados para Taiwan, a última negociação de uma série de transferências de armas para a ilha.

O Departamento de Estado dos EUA disse na terça-feira (3) que Taiwan comprou quatro aeronaves pilotadas remotamente “prontas para armas” e equipamentos relacionados. Após o anúncio, a China prometeu nesta quarta-feira (4) que dará uma “resposta adequada e necessária” se os EUA continuarem com a venda.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse que a medida “interfere brutalmente nos assuntos internos da China e mina seriamente a soberania e os interesses de segurança da China”, acrescentando que os EUA devem cancelar todas essas vendas para Taiwan “para evitar maiores danos às relações China-EUA e à paz e estabilidade no Estreito de Taiwan”.

Os EUA disseram que a venda melhoraria a defesa de Taiwan, reforçando suas capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento e poderia ajudar a deter ações militares contra ela. “Esta proposta de venda atende aos interesses nacionais, econômicos e de segurança dos Estados Unidos, apoiando os esforços contínuos do destinatário para modernizar suas forças armadas e manter uma capacidade defensiva confiável”, disseram. “A venda proposta ajudará a melhorar a segurança do destinatário e ajudará na manutenção da estabilidade política, equilíbrio militar, econômico e progresso na região.”

Na semana passada, o governo dos EUA aprovou planos para a venda de sistemas de mísseis Harpoon por US $ 2,37 bilhões para Taiwan. Isso aconteceu horas depois de Pequim anunciar sanções às empreiteiras de defesa dos EUA, incluindo a Boeing, a principal empreiteira no negócio do Harpoon, por causa de um acordo anterior de armas.

imagem04-11-2020-14-11-14

Míssil Harpoon é lançado do convés de mísseis do combate litorâneo Coronado, na costa de Guam. Foto da Marinha dos EUA por MC2 Kaleb Staples.

 

O governo do Partido Comunista Chinês de Xi Jinping reivindica Taiwan como parte de seu território e ameaçou invadir a ilha, que se dividiu com o continente em 1949 durante uma guerra civil. Washington quer que a disputa com Pequim seja resolvida pacificamente. No entanto, em meio a políticas expansionistas do Partido Comunista Chinês e a ameaças do dragão chinês à segurança, tecnologia, economia e direitos humanos, os EUA entendem que as nações que se sentem ameaçadas necessitam estar preparadas para se defenderem.

Washington não tem relações formais com o governo democraticamente eleito de Taiwan, mas é seu principal aliado. A lei dos EUA exige que o governo garanta que Taiwan possa se defender. As vendas de armas para a ilha aumentaram em quantidade e qualidade.

Fonte: conexaopolitica.com.br/ultimas/eua-aprovam-venda-de-drones-armados-mq-9b-para-taiwan/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=eua-aprovam-venda-de-drones-armados-mq-9b-para-taiwan

- Advertisement -
- Advertisement -

Stay Connected

16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe

Must Read

- Advertisement -

Related News

- Advertisement -