sexta-feira, setembro 17, 2021
HomeNotíciasPompeo encerra turnê pela Ásia e busca aumentar parceria dos EUA com...

Pompeo encerra turnê pela Ásia e busca aumentar parceria dos EUA com o Vietnã no setor de segurança – Conexão Política

O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, declarou na sexta-feira (30) que os EUA e o Vietnã estavam aumentando sua parceria no setor de segurança, enquanto ele concluía uma viagem pelas nações do sul e sudeste da Ásia, que foi caracterizada por sua forte retórica contra o expansionismo do Partido Comunista Chinês (PCC).

Pompeo chegou ao Vietnã na sexta-feira (30), encerrando uma viagem de uma semana por cinco países, depois de paradas na Índia, Sri Lanka, Maldivas e Indonésia. Antes da primeira etapa de sua viagem, ele expressou esperança de que suas visitas à região “incluíssem discussões sobre como as nações livres podem trabalhar juntas para frustrar as ameaças feitas pelo Partido Comunista Chinês”.

O Vietnã é um país importante para conter o expansionismo do PCC no Indo-pacífico. A visita de Pompeo colaborou para fortalecer a cooperação estratégica dos últimos anos entres os dois países e isso ajudará o Vietnã a se proteger contra quaisquer incertezas que possam surgir se houver uma mudança de Governo nos EUA.

O Vietnã e a China regularmente se enfrentam no Mar da China Meridional. A China reivindica quase a totalidade das águas sob a base de “direitos históricos” e frequentemente envia sua guarda costeira e navios de “pesquisa” patrocinados pelo Estado comunista a águas vietnamitas ou em torno de áreas ocupadas pelos vietnamitas para fazer valer suas reivindicações. A China manteve a presença da guarda costeira no Vanguard Bank, uma bacia na costa sul do Vietnã dentro das fronteiras marítimas vietnamitas e conhecida por suas ricas reservas de petróleo e gás. A área também abriga as plataformas de petróleo DK1 estratégicas do Vietnã, um conjunto de cerca de 24 estações de serviço consideradas “fortalezas do oceano” para afastar intrusos. 

Quando Pompeo se encontrou com o Primeiro-ministro do Vietnã, Nguyễn Xuân Phúc, ele disse: “Esperamos continuar a trabalhar juntos para construir nosso relacionamento e tornar a região – em todo o sudeste asiático, Ásia e o Indo-pacífico – segura, pacífica e próspera.”

Phúc disse que busca “cooperação sincera” entre os dois lados em apoio a uma região pacífica.

Pompeo tuitou após sua reunião com o Ministro da Segurança Pública do Vietnã, Tô Lâm, que eles discutiram a cooperação de segurança regional no Mar da China Meridional e na região de Mekong – onde o represamento do poderoso rio pela China é uma preocupação crescente para nações a jusante como o Vietnã, que dependem dessas águas para pesca e agricultura. “Juntos, estamos elevando a parceria de segurança EUA-Vietnã”, disse Pompeo em seu tweet, sem dar mais detalhes.

Os EUA atualmente cooperam com o Vietnã principalmente na segurança marítima, vendendo navios usados ​​para agências da guarda costeira do Vietnã. Os países também assinaram um memorando de entendimento em julho sobre um novo centro de treinamento no Vietnã voltado para o combate à pesca ilegal.

Na quarta-feira (28), Pompeo também já havia anunciado um acordo de cooperação em energia no Fórum de Negócios Indo-pacífico, em que a firma de energia dos EUA, AES Corporation, e a estatal de petróleo do Vietnã, PetroVietnam, desenvolverão juntas um terminal de gás natural liquefeito e uma usina de energia no Vietnã, no valor de aproximadamente US $ 2,8 bilhões .

 

Fonte: conexaopolitica.com.br/ultimas/pompeo-encerra-turne-pela-asia-e-busca-aumentar-parceria-dos-eua-com-o-vietna-no-setor-de-seguranca/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pompeo-encerra-turne-pela-asia-e-busca-aumentar-parceria-dos-eua-com-o-vietna-no-setor-de-seguranca

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular